Sobre Clifford Geertz (1926-2006)

Quando da morte de intelectuais influentes, é comum vermos uma profusão de artigos de homenagem, avaliações sobre o impacto do pensamento do falecido nas pesquisas contemporâneas… 2013 tem sido um ano com grandes baixas nas fileiras de historiadores e pensadores importantes – sendo o mais recente Marshall Berman. Aproveito a oportunidade para trazer algumas homenagens escritas a um autor que, pessoalmente, admiro muito – e me permito tal arbitrariedade de escolha.

Em 2006 faleceu Clifford Geertz, certamente um dos nomes mais importantes da antropologia da segunda metade do século XX, autor do clássico “A Interpretação das Culturas” (1973) e uma influência inegável em boa parte da historiografia contemporânea da cultura. Neste post, gostaria de divulgar alguns dos artigos e pequenos textos publicados por historiadores e outros pensadores sobre Geertz em sua memória:

Os artigos foram publicados nos importantes periódicos Historically Speaking, History Workshop Journal e Common Knowledge. Outras homenagens foram publicadas nestes e em outros periódicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s